terça-feira, 9 de novembro de 2010

aquilo que não vende no supermercado.



Rótulo disponível para impressão. Clik para ampliar.

Sentimentos não são mercadorias. Pensando nisso e no consumismo exarcerbado dos dias atuais, estou desenvolvendo uma intervenção que acontecerá, a princípio, dentro do Supermercado Pão de Açucar da 309 Norte.

A idéia é desenvolver rótulos de "produtos-sentimentos" que não são comercializados e assim propor a reflexão sobre a sociedade de consumo. Ao utilizar do espaço do supermercado e do processo de compra-venda como meio de circulação de idéias e de conceitos artísticos, questionamos a circulação de produtos, serviços, ideias e ideais e nosso papel diante deste processo.

Estaríamos questionando também o mercado de arte com este trabalho? talvez.

Comprar e vender faz parte da nossa rotina de intercâmbio incessante, mas não podemos fazê-lo sem pensar, no automatismo, pois ao exercermos nosso papel de consumidor, conscientes ou alienados, estamos praticando uma ação carregada de valores subjetivos, ideológicos e simbólicos. 

Na foto, o primeiro rótulo, "Tudo o que você precisa tomar é Coragem" teve inspiração em propagandas antigas. Foi colado sobre uma lata de molho de tomate e irá para a prateleira do supermercado junto com outros trabalhos do tipo, como por exemplo o produto " Amor" que vem numa embalagem que diz : "Amor não é mercadoria".

A inspiração para este trabalho veio da obra do artista contemporâneo Nazareno.

Ilusões de 1999.
Sugestões? deixem comentários.
Quem tiver interesse em apoiar esta idéia, entre em contato:

por Michelle Cunha.

4 comentários:

  1. Execelente idéia,
    Voce pretende deixar o produto lá na pratileira misturado aos demais?

    ResponderExcluir
  2. A idéia é essa, mas ainda me falta a tal coragem.
    Foi desse meu medo que que surgiu a idéia da frase.

    ResponderExcluir
  3. legal, adoro estas idéias. Eu tenho coragem só me falta tempo para executá-las. Parabéns e boa sorte com seu trabalho e vamos a luta sem receios!

    ResponderExcluir